Comissão da Câmara Federal se surpreende com ações da Rede Acolhe

Há alguns anos, as ações para acolhimento de dependentes químicos desenvolvidas em Alagoas vêm sendo destaques e servindo de referência para políticas públicas sobre drogas em todo o país. Foi exatamente por isso que uma comissão de deputados federais realizou, nessa quinta-feira (21), uma visita técnica para conhecer as atividades da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev).

A convite do deputado federal por Alagoas, Givaldo Carimbão, a comissão externa da Câmara Federal destinada a avaliar a situação de consumo de drogas entre jovens no Brasil conheceu diversos projetos da Seprev, sobretudo as ações desenvolvidas pela Rede Acolhe.

Segundo a titular da Seprev, Esvalda Bittencourt, a iniciativa comprova o bom desenvolvimento da Rede Acolhe, que já serviu de modelo para diversos outros estados. “Já somos referência naquilo que fazemos. Mas nunca nos damos como satisfeitos e esta é a oportunidade ideal para debater o tema com pessoas que militam na área. Buscamos sempre fortalecer os nossos serviços para melhor atender os alagoanos que mais precisam”, garantiu a secretária.

Durante toda a tarde, a comitiva esteve reunida com técnicos da Seprev para conhecer as ações voltadas à prevenção da violência e promoção da cidadania, além das evoluções nas políticas para crianças e adolescentes e medidas socioeducativas.

“É importante o Brasil inteiro saber que, aqui em Alagoas, o trabalho de prevenção à violência é feito como um ciclo completo. Esse trabalho contribuiu, e muito, para a redução da criminalidade e para tirar o Estado das primeiras posições no ranking da violência”, destacou o deputado federal Givaldo Carimbão.

No começo da noite, os visitantes conheceram as instalações do Centro de Acolhimento para Pessoas com Dependência Química, onde puderam ver de perto todo o processo de triagem e encaminhamento dos dependentes químicos para uma das 37 comunidades credenciadas ao Governo de Alagoas.

Logo em seguida, a comitiva seguiu para a Casa de Direitos, no bairro do Jacintinho, onde estiveram reunidos com os Agentes da Paz, que auxiliam no processo de reinserção social e produtiva dos dependentes químicos recuperados.

Para a coordenadora da comissão, a deputada federal pelo Maranhão Eliziane Gama, a visita técnica superou as expectativas, uma vez que está levando na bagagem muita informação e aprendizado. “Vi aqui um trabalho muito diferenciado, sobretudo no que se refere à prevenção da violência de crianças e adolescentes. Manter esse público longe do universo das drogas é construir um futuro diferente para todos”, enfatizou.

A visita técnica contou com a presença dos deputados federais Eliziane Gama (MA), Eros Biondini (MG) e Pastor Eurico (PE), e dos deputados estaduais de Sergipe, Maria Mendonça, Augusto Bezerra, Samuel Barreto e Antônio dos Santos. O encontro contou ainda com a presença do deputado estadual de Alagoas, Carimbão Júnior, e do juiz do Maranhão, Júlio Prazeres.

A comitiva segue com agenda em Alagoas nesta sexta-feira (22), quando visita duas comunidades acolhedoras no município de Marechal Deodoro.

Ascom – 22/09/2017

(Visited 4 times, 1 visits today)