Ministro Marx Beltrão articula medida que garante R$ 1,9 bi em investimentos e cria 56 mil empregos nos parques temáticos

Ministro alagoano trabalha em ajustes e marcos regulatórios para que setor volte a investir em equipamentos e atrativos

Em franca expansão em algumas partes do mundo, como na Ásia e no Oriente Médio, o setor de parques temáticos está na pauta econômica do Ministério do Turismo. O ministro Marx Beltrão vai se reunir com as principais lideranças do setor nesta terça-feira (14) para firmar um pacto pelo desenvolvimento do segmento. A ideia é garantir um investimento mínimo de R$ 1,9 bilhão e a geração 56 mil novos empregos a partir de ajustes nos marcos regulatórios, principalmente na alíquota tributária que incide sobre a importação de equipamentos sem similares nacionais.

Para tratar do assunto, o ministério realiza em parceria com o Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat) o seminário “Impacto dos parques temáticos no turismo”.

O evento contará com a presença do vice-presidente global da Disney, Greg Hale, presidente da Associação Internacional de Parques de Diversões e Atrações (IAAPA). O ministro Marx Beltrão ressalta que o setor tem represado investimentos por falta de incentivos e de competitividade em relação a outros mercados.

“A agenda que estamos propondo é para melhorar o ambiente de negócios, desburocratizar e aquecer a economia por meio da atividade turística, que é uma indústria limpa, geradora de emprego e renda”, destaca o ministro Marx.

Os números dos parques chamam a atenção. A Disney nos arredores de Paris, com 15,3 milhões visitantes, é o ponto turístico mais movimentado da França, com duas vezes mais visitantes que a Torre Eifel.

(Visited 7 times, 1 visits today)